27/01/2013

PROPOSTA PEDAGÓGICA - MATERNAL (2 ANOS)


OBJETIVO

Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional. Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto-estima do aluno. Nesta importante etapa do desenvolvimento infantil, a aprendizagem ocorre sempre de maneira integrada e está presente tanto nas atividades espontâneas quanto nas situações pedagógicas institucionais. Além disso, apesar da pouca idade, quando as crianças chegam a escola trazem consigo uma certa bagagem de conhecimentos, e algumas delas já sabem muita coisa sobre o mundo que as rodeia.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. 
2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. 
3. Permitir que a criança seja independente. 
4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. 
5. Levar a criança a brincar com os outros. 
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega. 
7. Mante-la ocupada. 
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

ATIVIDADES

- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova. 
- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprenderem a levar a colher sozinha à boca.
- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo. "    Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco. 
- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a crianças deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
- Apresentação das cores.
- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
- Contos de histórias curtas.
- Desenvolver na criança a capacidade de comunicar e se expressar por meio de jogos simbólicos;
- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho boneca, etc.
- Desenvolver na criança a imagem mental dos objetos;
- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
- O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor, 
- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo "não" à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
- Traçados simples: Coordenação Motora.
- Desenvolver na criança a expressão verbal:construção do código escrito; 
- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.

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