Sílaba tônica: o jogo da língua
Ponto de partida
Objetivo
2) Perceber a ligação entre tonicidade, número de sílabas na palavra e acentuação gráfica.
3) Reconhecer as sílabas tônicas das palavras. Separar sílabas. Classificar as palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Justificativa
Estratégias
2) Todas as palavras que fazem parte desse(s) parágrafo(s) serão selecionadas e classificadas.
3) Uma primeira pesquisa deverá apontar o número de palavras oxítonas (incluindo os monossílabos tônicos), paroxítonas e proparoxítonas.
4) Em seguida, cada grupo fará a tabulação dos dados, indicando a quantidade total de palavras, e a quantidade de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
5) Esses resultados serão comparados entre os grupos, para ver se obedecem a algum padrão. Qual categoria engloba o maior número de palavras? Qual categoria engloba o menor número de palavras? Isso indica um determinado padrão da língua?
6) Uma segunda pesquisa deverá responder à seguinte questão: em cada categoria, que palavras são acentuadas?
Certamente, surgirão dúvidas e dificuldades durante a realização da pesquisa, que devem ser respeitadas e dirimidas pelo coordenador ou professor. Por exemplo, palavras que os alunos tem dificuldade em classificar poderiam ser colocadas numa lista à parte, para serem trabalhadas em paralelo.
Atividade
O importante é deixar que os alunos formulem livremente suas hipóteses. Aos poucos, essas hipóteses podem ser selecionadas e avaliadas pela classe.
Uma vez que os alunos tenham vivenciado essas propriedades da língua, podem relacioná-las com as regras formais de acentuação.
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